Diagnóstico de dor de cabeça – quando consultar um médico?

Precisamente porque as dores de cabeça podem ter diversas causas, um diagnóstico preciso é essencial. Ir ao médico é sempre recomendado caso a dor de cabeça volte em intervalos curtos ou mesmo persista o tempo todo. As dores de cabeça tensionais, em particular, que geralmente são causadas pela postura incorreta da coluna, podem se tornar crônicas com o tempo se a causa não for identificada e corrigida. Para evitar isso, uma visita ao médico é essencial.

o que tomar para cefaleia de tensão

Diário de dor para uma melhor visão geral – O médico de família primeiro fará o histórico do paciente. Isso inclui uma conversa detalhada e inúmeras perguntas sobre seu estilo de vida, histórico médico e o tipo e gravidade da dor de cabeça. Para uma melhor visão geral, o médico provavelmente irá sugerir um chamado diário de dor. Neste diário, o paciente registra o tipo e a duração da dor de cabeça, a frequência, os sintomas que a acompanham, a intensidade da dor e a situação em que ocorreu a dor de cabeça. Isso permite que tanto o médico quanto a pessoa afetada tenham uma melhor visão geral, de modo que muitas vezes um diagnóstico confirmado possa ser feito com base no diário de dor.

Exames de sangue para descartar doenças subjacentes – Na verdade, os exames de sangue não são necessários para dores de cabeça, pois geralmente não podem fornecer informações precisas sobre a causa da dor. No entanto, um exame de sangue é exigido na maioria dos consultórios médicos, apenas para descartar ou confirmar quaisquer doenças subjacentes. Os principais itens verificados são o nível de açúcar no sangue, os parâmetros de inflamação e o equilíbrio vitamínico. Além disso, também podem ser realizados exames de urina. Este procedimento é um dos exames padronizados.